As inscrições estão encerradas!

Organização

Entidades organizadoras das X Jornadas da Educação

As X Jornadas da Educação coincidem com a abertura do novo ano escolar 2023-2024 e são uma organização conjunta do CFAE Sousa Nascente, dos quatro Agrupamentos de Escolas de Lousada e do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada, contando com a adesão e participação de várias personalidades do mundo académico e de outros setores de atividade que, através de olhares diversos e diferentes ângulos de análises e visões críticas, em muito engrandecem e enriquecem este evento. Tal como vem sendo hábito, estas entidades que partilham o mesmo território, juntam sinergias e saberes para levar a cabo esta iniciativa, de reconhecido valor pedagógico, a cada ano que passa mais consolidado e aguardado pelos docentes e outros agentes, acrescentando valor ao panorama educativo deste concelho.

O papel do CFAE Sousa Nascente

Ao CFAE Sousa Nascente cabe a organização da formação, desde a sua conceção até à avaliação e certificação, na modalidade de Jornadas Pedagógicas (curso de 12 horas de formação, reconhecido e acreditado pelo CCPFC). Tal como nos anos anteriores, para a concretização do programa contamos com a preciosa colaboração dos parceiros locais da área da educação, com particular realce para o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada, parceiro de longa data na organização deste evento e o conhecimento e a partilha do resultado da investigação de várias personalidades, que nos asseguram a qualidade a que estamos habituados, através de abordagens de excelência aos temas que nos propomos debater com os nossos docentes. Este ano o tema centra-se numa abordagem, tal como o título sugere, à forma como todos somos convocados a participar na criação das condições que garantam a importância e a necessidade de renovarmos o olhar sobre a docência, a escola e a educação em geral, face aos novos e renovados desafios e ao papel que se espera dos seus principais atores. Porque acreditamos e julgamos ser este o mandato da escola pública, revisitamos algumas questões que consideramos de importância fundamental e que devem estar presentes na agenda das discussões em torno da educação: devemos saltar as margens apertadas dos currículos das disciplinas e do pragmatismos das orientações, sejam do centro do sistema, sejam dos decisores locais que comandam a governação das organizações e ousarmos integrar nas aprendizagens as mais-valias que o ensino através da inovação e do avanço tecnológico nos podem proporcionar? Pela nossa parte, porque acreditamos na construção de uma escola nova que extravase para além dos seus muros, consolidando-se, a cada dia e a cada ação pedagógica, em espaços de interação e conhecimento, na partilha e no trabalho colaborativo, quais “salas de aula sem paredes”, assente no questionamento, na descoberta, na pesquisa e na integração dos cada vez mais arrojados desafios da tecnologia e do sentido estético e criativo, levaremos a cabo um espaço de discussão onde estes conceitos sejam abordados e possam, através de contributos vários e olhares diversos, fazerem sentido e poderem ser aproveitados por todos para a sua ação pedagógica diária e um incentivo à tomada de decisão daqueles que têm a seu cargo a organização dos espaços educativos. O CFAE SN e as suas escolas e parceiros não poderiam passar ao lado da realidade que todos os dias nos bate à porta e que nunca é demais abordar, analisar e discutir.

 

Processo de Certificação das Jornadas

Divulgação das Jornadas

Consulte já o cartaz oficial de divulgação das X Jornadas da Educação de Lousada!

Programa das Jornadas

Consulte já o programa completo, com todos os detalhes, deste evento pedagógico.

Sessão do dia 7 de setembro

Sessão do dia 8 de setembro



Apresentações dos(as) oradores(as)

Regras de certificação das Jornadas

Modelo de Reflexão Crítica Individual

Entrega do Relatório para a realização da Reflexão Crítica Individual!

A Reflexão Crítica Individual, do tipo Memória Reflexiva, sobre a forma como decorreram as “X Jornadas da Educação de Lousada” ou, em alternativa, uma reflexão focada numa das temáticas abordadas, deve ser realizada no Modelo de Relatório aqui disponibilizado e “entregue” até ao final do dia 30 de setembro de 2023.


Avaliação das Jornadas pelos Formandos

O Inquérito “Avaliação das Jornadas pelos Formandos” é obrigatório e deverá ser preenchido, igualmente, até dia 30 de setembro. Encerrados estes procedimentos relativos à avaliação, os certificados poderão ser emitidos.

Contactos


geral@cfaesn.org

 


facebook.com/cfaesousanascente

 


Auditório Municipal de Lousada
Rua Constituíção da República
41°16'42.7"N 8°16'54.8"W