Assess Students´Success Understanding and Running an Erasmus+

Um projeto em marcha!

Saber mais?

Projeto ASSURE+

O projeto ASSURE+ (Assess Students´Success Understanding and Running an Erasmus+) pretende, no essencial, verificar como outros sistemas de ensino definem e implementam a avaliação e quais as características existentes ente eles. Bem como, buscar experiências significativas que conduzam à experimentação de novos e diversos instrumentos e critérios de avaliação, fomentando práticas de feedback efetivo e modos de trabalho que contribuam para que os professores utilizem a avaliação de forma formativa e integradora dos saberes, não como um fim, mas como parte de um todo e a base do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A temática que fundamenta este projeto apresenta-se como uma “marca” forte que aglutina, para além da ideia e do seu conteúdo, todos os implicados, e terá um horizonte temporal previsto de 1 de junho de 2020 a 31 de maio de 2023.

O Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE SN), com sede na Escola Secundária de Lousada, apresenta-se como o coordenador do consórcio com todas suas escolas associadas. Esta iniciativa foi apresentada em reunião da sua Comissão Pedagógica e foi de imediato aceite por todos os diretores das 10 escolas associadas, o que lhe confere uma forte base de apoio e um grande sentimento de unidade e de colaboração.

Seguiu-se a constituição de uma equipa de projeto, composta por dois representantes do CFAE, o diretor e o assessor/representante para a AFC, a embaixadora eTwinning para o norte, que é docente de uma das nossas escolas associadas e duas coordenadoras de projetos Erasmus+, também de duas escolas associadas, com larga tradição na apresentação de projetos. Estas cinco pessoas, que trabalharam de forma solidária na preparação desta candidatura, souberam interpretar a ideia e a natureza do projeto que se pretende desenvolver e assumirão a implementação e monitorização do projeto em todas as suas fases.

Reconhece-se ao projeto utilidade e pertinência, dado que as escolas se encontram numa fase de inicial de desenvolvimento do projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), uma forte aposta da tutela, aparecendo como uma última peça de um puzzle normativo reformista onde se enquadram, entre outros, os DL nº 54 e nº 55 de 2018 (Escola Inclusiva Autonomia e Flexibilidade Curricular), a Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se trabalhar com as escolas a questão de uma nova visão para a avaliação pedagógica e formativa dos alunos, refletindo sobre as práticas que vêm sendo usadas na avaliação das aprendizagens, analisar e alterar os critérios de avaliação e respetivos instrumentos. Esta é, portanto, a oportunidade perfeita para proporcionar a uma parte dos atores envolvidos a possibilidade de aprender mais com as experiências e outros modos de trabalhar dos nossos parceiros de escolas europeias, proporcionando, igualmente, uma indispensável projeção europeia que o CFAE e as escolas necessitam e há muito tempo ambicionam.

(artigo atualizado em 01-03-2020)

Público Destinatário

Pretende-se alcançar, de algum modo, a totalidade dos cerca de 1500 docentes das escolas associadas, sendo o foco do projeto nas chefias de topo e intermédias, apelando à participação ativa todos os diretores e coordenadores da formação, alguns coordenadores de departamento e coordenadores de diretores de turma, formadores e especialistas, seguindo as melhores práticas de seleção destes profissionais, acreditando que estes atores serão capazes de disseminar as aprendizagens, experiências e competências adquiridos nos 4 cursos selecionados.

Estes cursos foram criteriosamente estudados e têm três características: têm o foco nos objetivos pretendidos; são orientados por personalidades de reconhecido valor no espetro educativo europeu; e foram ajustados ao real interesse demonstrado e negociado pelas pontes estabelecidas entre membros da equipa projeto ASSURE+ e os próprios especialistas europeus que nos irão receber.

AE de Lousada

Características dos cursos & Inscrições

  • Curso 1
  • EstóniaTalin
  • 19 a 23 de setembro de 2022
  • 14 participantes
  • 5 dias
  • Critério de seleção:


    - ser diretor da uma das escolas associadas, ou quem o represente, pertencente ao órgão de gestão;
    - ser diretor ou assessor do CFAE SN;
    - pertencer à equipa de Projeto Erasmus (acompanhamento, logística e ligação aos responsáveis pelo curso).
  • Curso 2
  • ÁustriaWörgl
  • 16 a 20 de outubro de 2022
  • 12 participantes
  • 5 dias
  • Critério de Seleção:


    - Ser docente numa das escolas associadas do CFAE SN com experiência como formador(a) em ações estruturadas ou ACD;
    - possuir registo de acreditação do CCPFC e/ou grau académico de mestre ou doutor;
    - ter, prioritariamente, formação na área da avaliação (ex: Projeto Maia e/ou supervisão pedagógica);
    - assumir o compromisso de disseminação, em colaboração com a equipa Erasmus.
  • Curso 3
  • ItáliaRoma/Avezzano
  • 07 a 11 de março de 2023
  • 12 participantes
  • 5 dias
  • Critério de seleção:


    - ser membro da SFM SN, ou quem represente este órgão, mandatado pela escola;
    - pertencer à equipa de Projeto Erasmus (acompanhamento, logística e ligação aos responsáveis pelo curso).
  • Curso 4
  • FinlândiaOulu
  • 20 a 24 de maio de 2023
  • 16 participantes
  • 5 dias
  • Critério de seleção:


    - ser diretor de turma e/ou coordenador de departamento numa das 10 escolas associadas;
    - ter realizado a formação sobre avaliação pedagógica (ex: projeto Maia) e/ou esteja com alguma responsabilidade na área na respetiva escola.
Notas:
  • No curso 4, os AE de Lousada, AE Lixa, AE Dr. Machado de Matos e AE Dr. Mário Fonseca, poderão indicar, cada um, até 2 elementos (e 2 suplentes), dado serem os 4 agrupamentos com maior número de docentes. Os restantes devem indicar 1 elemento (e 1 suplente);
  • Em caso de empate ou reclamação compete à equipa Erasmus decidir, por votação, com voto de qualidade do diretor do CFAE.

O Consórcio CFAE SN

O Consórcio, coordenado pela CFAE SN, concorre pela primeira vez a uma parceria europeia de mobilidade internacional (Erasmus+), embora a maioria das suas escolas associadas já tenha uma larga experiência no âmbito de candidaturas e implementação de projetos Erasmus+. A presença, na equipa de desenvolvimento de projetos europeus do Consórcio, de três docentes com experiência de Gestão de Projetos Erasmus nas suas respetivas Escolas, atenuará as dificuldades inerentes ao pioneirismo desta iniciativa.

Últimas Notícias