As inscrições estão encerradas!

Organização

Entidades organizadoras das VIII Jornadas da Educação

As VIII Jornadas da Educação de Lousada são uma organização conjunta do CFAE Sousa Nascente e do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada, que contam com o apoio da CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) e em articulação com os órgãos de Direção dos 4 Agrupamentos de Escolas deste Concelho e de várias personalidades do mundo académico. Tal como vem sendo hábito, estas entidades que partilham o mesmo território, juntam sinergias e saberes para levar a cabo este evento, de grande valor pedagógico, já consolidado no panorama educativo deste concelho.

O papel do CFAE Sousa Nascente

Ao CFAE Sousa Nascente cabe a organização da formação, desde a sua conceção até à avaliação e certificação, na modalidade de Jornadas Pedagógicas (curso de 12 horas de formação). Tal como nos anos anteriores, para a concretização do programa contamos com a preciosa colaboração dos parceiros locais da área da educação, com particular realce para o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada, parceiro de longa data na organização deste evento e o conhecimento e a partilha do resultado da investigação de várias personalidades, que nos asseguram a qualidade a que estamos habituados, através de abordagens de excelência aos temas que nos propomos debater com os nossos docentes.
Este ano o tema centra-se numa abordagem, tal como o título sugere, à forma como todos somos convocados a participar na criação das condições que garantam a saúde e o bem-estar da escola pública em tempos de pandemia, revisitando a questão que se encontra na ordem do dia: se temos sido uns resistentes militantes da causa da educação e da escola pública, em tempo de crise, ou se temos sido, talvez um pouco mais do que esse conceito encerra, resilientes e participantes ativos na construção de uma escola nova que extravasa para além dos seus muros, consolidando-se, a cada dia e a cada ação pedagógica, em espaços de interação e conhecimento, quais “salas de aula sem paredes”. O CFAE SN e as suas escolas e parceiros não poderiam passar ao lado de uma realidade que nos transporta para uma certa estranheza e angústia pela incerteza com que os nossos papéis são agora desempenhados. Queremos contribuir, positivamente, através deste evento formativo, para que tenhamos um início de ano letivo tão normal quanto a anormalidade dos tempos no permita e cientes que grande parte do sucesso do novo ano assentará na nossa capacidade de resistência/resiliência.

 

Processo de Certificação das Jornadas

Divulgação das Jornadas

Consulte já o cartaz oficial de divulgação das VIII Jornadas da Educação de Lousada!

Programa das Jornadas

Consulte já o programa completo, com todos os detalhes, deste evento pedagógico.

Inscrição nas VIII Jornadas

A inscrição nas VIII Jornadas da Educação de Lousada tinha como data limite o final do dia 3 de setembro de 2021.

Regras de certificação das Jornadas

Modelo de Reflexão Crítica Individual

Modelo de Relatório para a realização da Reflexão Crítica Individual!

A Reflexão Crítica Individual, do tipo Memória Reflexiva, sobre a forma como decorreram as “VIII Jornadas da Educação de Lousada” ou, em alternativa, uma reflexão focada numa das temáticas abordadas, deve ser realizada no Modelo de Relatório aqui disponibilizado e “entregue” até ao final do dia 26 de setembro de 2021.

Entrega da Reflexão...


Nota: O envio está a ser feito por email. Este botão é apenas um atalho.


Avaliação das Jornadas pelos Formandos

O Inquérito “Avaliação das Jornadas pelos Formandos” é obrigatório e deverá ser preenchido, igualmente, até dia 26 de setembro. Encerrados estes procedimentos relativos à avaliação, os certificados poderão ser emitidos.

Contactos


geral@cfaesn.org

 


facebook.com/cfaesousanascente

 


Auditório da Escola Secundária de Lousada
Rua Dr. Mário Soares, 194
41°16'22.2"N 8°16'35.2"W